Fora da comunicação social não há nova evangelização

24 de Maio de 2020

"Fora da comunicação social não há nova evangelização"

A Igreja no Xingu tem a missão de comunicar Jesus Cristo, como Senhor da vida, à todas as pessoas. Por esse motivo, os meios de comunicação se tornaram instrumentos indispensável para a nova evangelização. É a mídia, com toda sua tecnologia, que favorece a Igreja alcançar as principais faculdades espirituais do ser humano.

Assim sendo, a sociedade contemporânea exige que as pastorais utilizem os meios de comunicação social para evangelizar. O elo entre comunicação e pastoral é indispensável para a nova evangelização. Desta feita, a Diocese de Xingu-Altamira reestruturou a sua Pastoral da Comunicação. Muito embora, se percebe que tal iniciativa veio acompanhada da necessidade de uma formação específica na área de comunicação.

Nesse contexto, devido o condicionamento da população ao isolamento social e o “fechamento das igrejas”, em detrimento do atual cenário de pandemia do COVID 19 no Brasil, a Igreja, para continuar a sua missão de evangelizar, passou a utilizar com maior frequência os meios de comunicação disponíveis para chegar até os seus fiéis. Por conta disso, as missas são agora transmitidas por meio das redes sociais; são realizadas lives de formação temática e de músicas católicas; foi revitalizada a fanpage da Diocese, além disso, foram feitos canais no you tube para transmitir a nova evangelização.

Contudo, não podemos deixar de agradecer e incentivar os padres pela criatividade, ousadia e sabedoria, que mesmo diante das dificuldades encontram diversas alternativas para tentar captar a atenção dos fiéis, proporcionando uma cultura do “encontro”. É importante destacar que a dificuldade na Diocese, não se resume apenas na ausência de formação, mas também em relação a algumas regiões distantes dos centros urbanos que não possuem um sistema de internet de qualidade, comprometendo o sucesso da nova evangelização através dos meios de comunicação.

Portanto, na sociedade pós-moderna em que vivemos é imprescindível a utilização dos meios de comunicação social, pois fora da mídia, não há nova evangelização. É nessa nova ambiência que os agentes de pastorais terão o feedback com seus fiéis, com o objetivo principal de propagar e consolidar o Reino de Deus.


Pe. Romildo Maurício da silva

Administrador Paroquial



Imagem Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/18259-como-fazer-uma-live-no-facebook



Desenvolvido por Cúria Online do Brasil